7 de jun. de 2010

ESTUDOS DE CASOS

Em ambos os estudos de caso, as empresas analisadas, possuem a gestão do conhecimento no que diz respeito à competitividade. A Anhanguera através de uma oportunidade competitiva, agregou valor no seu negócio mais do que empresas do mesmo seguimento. A Google, que mesmo estando bem no mercado, ultrapassando até a Microsoft, melhora sua gestão para se manter competitiva. A Gurgel fez de tudo, utilizou todas as diferenciações, inovou constantemente, mas, não estava inserida num ambiente propício para sua competitividade futura. Não conseguiu competir num país com tantas multinacionais.


EMPRESA ANHANGUERA

No estudo de caso sobre a empresa Anhanguera, esta, com uma oportunidade encontrada no mercado e na sociedade, foi capaz de agregar muito valor ao seu negócio, fator chave de competitividade e aumentar sua riqueza.

A empresa Anhanguera se manteve sustentavelmente competitividade, em um ambiente muito rico, o da bolsa de valores. É a melhor maneira de se patrocinar a expansão das universidades privadas. Até mesmo porque estamos num mercado cada vez mais competitivo, onde pessoas e empresas buscam permanência.

Além disso, a sociedade também está sendo privilegiada. Na verdade as faculdades têm para quem vender. Considerando o momento de expansão da economia, isso significa mais dinheiro no bolso das pessoas, para pagar por educação que agora pode oferecer uma infra-estrutura melhor e melhor qualidade do ensino.

A competitividade é um processo. Na maioria das vezes somente empresas possuidoras do conhecimento é que conseguem se capacitar a longo prazo.


EMPRESA GOOGLE

No estudo de caso da Empresa Google, esta trabalha muito com a Gestão do Conhecimento. Ela apresenta características da Aprendizagem Organizacional, quando por exemplo, percebe que precisa manter-se em evolução. É uma empresa capaz de manter ou melhorar seu desenvolvimento com base na experiência adquirida. Possui visão compartilhada, aprendizagem em grupo.

Outra característica ainda da Aprendizagem Organizacional é a forte presença dos fatores essenciais que são: Transformação, Compartilhamento e Preservação. Além dos facilitadores para a aprendizagem organizacional.

Ainda, quando o Google pensa em aumentar o nível hierárquico, sabe que as competências interpessoais podem ser mais importantes do que as competências técnicas.

Para se manter competitiva no mercado, ainda melhora suas práticas, até mesmo quando se esta bem.

 
EMPRESA GURGEL

No estudo de caso da Empresa Gurgel, é perceptível a forte vontade da fabricante de veículos nacionais de se manter em constante evolução, atuando de forma diferente, criando algo único no mercado, que tivesse baixa oferta e demanda maior que esta oferta. Isso em tempos passados, há anos atrás.

O fato é que, na década de 70, o contexto brasileiro era outro. Alguns fatores que poderiam influenciar a competitividade do país, sejam eles inovação, gestão e abertura de mercado não se apresentavam fortes na época.

Para que uma empresa seja competitiva, o ambiente em que ela está inserida, seu país, por exemplo, influencia muito.

12 comentários:

  1. Na verdade, sabemos que, com a evolução dos mercados e o acirramento da concorrência, pode-se afirmar que inovação é um fator fundamental para sobrevivência das organizações. Éverson Braga

    ResponderExcluir
  2. Com a evolução dos mercados e o acirramento da concorrência pode-se afirmar que inovação é um fator fundamental para sobrevivência das organizações.

    ResponderExcluir
  3. Pode-se dizer que a vantagem competitiva aparece como percepção e antecipação de novas tendências de mercado e do ajuste da oferta, sempre à frente da concorrência, em função das organizações.
    Diego Leal

    ResponderExcluir
  4. Com o grande crescimento da Gestão do Conchecimento, o ambiente competitivo terá ainda mais densidade de informação demandada, fazendo com que o cenário competitivo torna-se um forte aliado à efetividade e inovação.

    ResponderExcluir
  5. Estudos muito interessantes. As empresas, Anhanguera e Google, ainda estão inseridas num contexto empresarial competitivo, globalizado e exigente, etc, em que buscam permanência. Uma estratégia competitiva é ser melhor e pelo menos ultrapassar a média. Buscar as melhores práticas pelo Benchmarkgin e se tornar um. A empresa Gurgel, um estudo mais antigo, não esteve inserida num contexto empresarial tão bom quanto o atual. Na época, o país não lhe oferia oportunidades para competir. São empresas também que que utilizam da Aprendizagem Organizacional, a busca para se tornarem melhores.

    ResponderExcluir
  6. Após observar os estudos de casos foi possível notar que a competitividade é a característica marcante nas situações apresentadas. Interligando-a com a GC, identifica-se a capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

    Fernanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. A Gestão do Conhecimento dentro das empresas é de grande importância para a competitividade, segundo Peter Drunker, "Os grandes ganhos de
    produtividade, daqui para frente,
    advirão das melhorias na gestão do
    conhecimento”.
    Reter conhecimento é fundamental para se avançar na ciência e na era da tecnologia. Pode-se gerenciar projetos, mas as pessoas têen que ser lideradas, e isto se conquista através de relacionamentos e o conhecimento tácito aliado ao conhecimento explícito. Isto é fazer Gestão do Conhecimento, compreendem Consultar, Compartilhar e Colaborar. Esses três pilares, segundo Drunker, atuam de maneira transversal, exigindo a atuação em três dimensões: Ferramentas (ou mecanismos), Cultura e Capital Humano, este último o de maior valor para o ativo das organizações.

    ResponderExcluir
  8. o texto da gurgel é um exemplo de competitividade no mercado nacional. mas devido a falta de incentivos na época do governo a empresa infelizmente foi a falência...

    ResponderExcluir
  9. O feito no caso da Anhanguera é correto, pois a inovação utilizada para diferenciação do mercado foi devidamente aplicada.

    ResponderExcluir
  10. O caso da Google demonstra a capacidade da empresa em inovação través de praticas de reconhecimento do seu capital intelectual.
    A empresa cria um diferencial competitivo através de um amplo conhecimento no mercado atuante.

    ResponderExcluir
  11. De acordo com o componente do blog daivison alessandro.

    ResponderExcluir
  12. As empresas Gurgel, Anhanguera e Google são bons exemplos do uso da Aprendizagem Organizacional e da Gestão do Conhecimento. No caso da Gurgel, seu fundador o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, aliou seu conhecimento tácito e explícito ao sonho da produção de carros nacionais.
    Como também podemos notar nas empresas Google e Anhanguera essas práticas possibilitam a presença sempre marcante e inovadora destas organizações no mercado.

    ResponderExcluir