7 de jun. de 2010

ESTUDOS DE CASOS

Em ambos os estudos de caso, as empresas analisadas, possuem a gestão do conhecimento no que diz respeito à competitividade. A Anhanguera através de uma oportunidade competitiva, agregou valor no seu negócio mais do que empresas do mesmo seguimento. A Google, que mesmo estando bem no mercado, ultrapassando até a Microsoft, melhora sua gestão para se manter competitiva. A Gurgel fez de tudo, utilizou todas as diferenciações, inovou constantemente, mas, não estava inserida num ambiente propício para sua competitividade futura. Não conseguiu competir num país com tantas multinacionais.


EMPRESA ANHANGUERA

No estudo de caso sobre a empresa Anhanguera, esta, com uma oportunidade encontrada no mercado e na sociedade, foi capaz de agregar muito valor ao seu negócio, fator chave de competitividade e aumentar sua riqueza.

A empresa Anhanguera se manteve sustentavelmente competitividade, em um ambiente muito rico, o da bolsa de valores. É a melhor maneira de se patrocinar a expansão das universidades privadas. Até mesmo porque estamos num mercado cada vez mais competitivo, onde pessoas e empresas buscam permanência.

Além disso, a sociedade também está sendo privilegiada. Na verdade as faculdades têm para quem vender. Considerando o momento de expansão da economia, isso significa mais dinheiro no bolso das pessoas, para pagar por educação que agora pode oferecer uma infra-estrutura melhor e melhor qualidade do ensino.

A competitividade é um processo. Na maioria das vezes somente empresas possuidoras do conhecimento é que conseguem se capacitar a longo prazo.


EMPRESA GOOGLE

No estudo de caso da Empresa Google, esta trabalha muito com a Gestão do Conhecimento. Ela apresenta características da Aprendizagem Organizacional, quando por exemplo, percebe que precisa manter-se em evolução. É uma empresa capaz de manter ou melhorar seu desenvolvimento com base na experiência adquirida. Possui visão compartilhada, aprendizagem em grupo.

Outra característica ainda da Aprendizagem Organizacional é a forte presença dos fatores essenciais que são: Transformação, Compartilhamento e Preservação. Além dos facilitadores para a aprendizagem organizacional.

Ainda, quando o Google pensa em aumentar o nível hierárquico, sabe que as competências interpessoais podem ser mais importantes do que as competências técnicas.

Para se manter competitiva no mercado, ainda melhora suas práticas, até mesmo quando se esta bem.

 
EMPRESA GURGEL

No estudo de caso da Empresa Gurgel, é perceptível a forte vontade da fabricante de veículos nacionais de se manter em constante evolução, atuando de forma diferente, criando algo único no mercado, que tivesse baixa oferta e demanda maior que esta oferta. Isso em tempos passados, há anos atrás.

O fato é que, na década de 70, o contexto brasileiro era outro. Alguns fatores que poderiam influenciar a competitividade do país, sejam eles inovação, gestão e abertura de mercado não se apresentavam fortes na época.

Para que uma empresa seja competitiva, o ambiente em que ela está inserida, seu país, por exemplo, influencia muito.

4 de jun. de 2010

CULTURA ORGANIZACIONAL - Conservadoras e Adaptativas

A cultura organizacional influi na forma como a Organização aprende.

A Cultura Organizacional possui diversos componentes e subdivide-se em vários tipos, sendo aprendida no dia-a-dia pelos membros das organizações.

Também chamada de cultura corporativa, é um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, etc., compartilhados com todos da organização.

A escolha dos tipos de Cultura Organizacional é baseada nas características pessoais e nas características da empresa. Assim, uma organização está fortemente condicionada ao estilo de administrar e de acordo com o administrador que está a frente de sua empresa.


ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL:

- Valores;
- Estórias e mitos;
- Crenças e pressupostos;
- Ritos, rituais e cerimônias;
- Heróis;
- Tabus;
- Normas ;
- Símbolos.

A Cultura Organizacional é o espelho do modo de como administra sua carteira de clientes e seu rol de funcionários.

A empresa pode ser levada ao fracasso ou ao sucesso dependendo da sua cultura. Algumas organizações possuem costumes mais fáceis de serem identificados, outras possuem aspectos menos visíveis. O melhor mesmo é o equilíbrio.


CULTURAS CONSERVADORAS E CULTURAS ADAPTATIVAS

Existem culturas organizacionais adaptativas e outras não-adpatativas. Nas culturas organizacionais conservadoras, os administradores tendem a comportar-se política e burocraticamente de modo isolado. Como resultado, eles não mudam suas estratégias prontamente para ajustar ou ganhar vantagens com a mudança em seus ambientes de trabalho.

Nas culturas organizacionais adaptativas, os administradores prestam atenção a todos os aspectos, especialmente clientes, e iniciam a mudança quando precisam servir a seus legítimos interesses, mesmo que isso signifique assumir riscos.

 
Características das Culturas bem sucessidas:
 
- Adoção de culturas flexíveis e sensitivas às crises financeiras ;
- Acomodação das diferenças sociais e culturas de seus funcionários.

 
Dicas: Como mudar uma cultura organizacional:
 
- Aproveitar crises dramáticas;
- Modificações na liderança;
- Dirigentes devem assumir papéis positivos;
- Substituir normas não escritas por novas regras impostas.


CULTURA ORGANIZACIONAL x GESTÃO DO CONHECIMENTO

Quando as organizações, conservadoras ou adaptativas almejam trabalhar com a Gestão do Conhecimento, conseguem criar e compartilhar de novos conhecimentos e informações, minimizar ou eliminar o retrabalho e outros.

A organização com cultura mais flexível, a partir da implantação da Gestão do Conhecimento melhora o desempenho dos profissionais, os fluxos e processos de trabalho e de tomada de decisão.

A Cultura Organizacional da empresa faz parte da inovação, experiência e aprendizado contínuo, de forma a conduzir os objetivos, missão e visão da empresa, adaptando seu ambiente interno para lidar com as mudanças externas.

3 de jun. de 2010

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL (A.O)

O papel da A.O é ajudar as Organizações a superarem seus limites e tornarem-se melhores.

• Aprendizagem Organizacional é a capacidade que uma Organização possui para manter ou melhorar seu desenvolvimento com base na experiência adquirida

• Aprendizagem Organizacional pressupõe certa habilidade das Organizações para se adaptarem a mudanças (empresa em movimento).


POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM APRENDER?

- Porque aprender mais rápido que os concorrentes é uma significativa vantagem competitiva;
- Porque o conhecimento é o principal ativo das organizações;
- Porque os negócios estão mais complexos e dinâmicos;
- Porque as organizações precisam manter-se em evolução.


COMO AS ORGANIZAÇÕES APRENDEM?

- Não acontece por acaso
- Resulta do desempenho/habilidades específicas
- Necessita ações disciplinadas
- Necessita ambiente propício


ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM - 5 Disciplinas de P. Senge
 
A capacidade de forçar e dominar estas 5 disciplinas caracteriza as Organizações que aprendem.
 
- Domínio Pessoal: Aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados e criar um ambiente empresarial estimulante aos participantes a alcançarem suas metas.
 
- Modelos Mentais: Refletir, esclarecer e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões.
 
- Visão Compartilhada: Estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar as diretrizes.

- Aprendizagem em grupo: desenvolver inteligência e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais.

- Pensamento Sistêmico: Criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas.


PERFIL DE ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM

A aprendizagem não é reativo, é intencional, eficaz e conectado a estratégia da Organização. O aprendizado é oportuno e contínuo e não em função de crises. Ele cria flexibilidade e agilidade para lidar com as incertezas. As pessoas se sentem capazes de gerar continuamente novas formas de criar os resultados desejados. As mudanças derivadas do aprendizado criam raízes em vez de serem transitórias.


CRITÉRIOS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

1 - Transformação: Habilidades, atitudes, valores, comportamentos são criados/modificados com o tempo.
2 - Compartilhamento: Tudo que é aprendido passa a ser propriedade da coletividade
3 - Preservação: O que foi aprendido deve permanecer na Organização mesmo com a saída de indivíduos


FATORES FACILITADORES PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

1 - Investigação Imperativa
2 - Defasagem de Desempenho
3 - Preocupação com medição
4 - Curiosidade Organizacional
5 - Clima de Abertura
6 - Educação Continuada
7 - Variedade Operacional
8 - Defensores Multiplos
9 - Envolvimento das Lideranças
10 - Perspectiva Sistêmica


COMO SABER SE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ APRENDENDO

A partir de melhoria de desempenho, aumento de visão dos empregados, qualidade dos diálogos, coletividade prevalece sobre a individualidade e fluxo do conhecimento regulado.


VEJA O VÍDEO:


http://www.youtube.com/watch?v=Hg0W9WiiVRw

2 de jun. de 2010

APRENDIZAGEM

Aprendizagem é a aquisição de informações ou de habilidades. Além disso, é mudança, relativamente permanente, de comportamento devido à experiência. A aprendizagem envolve aspectos emocionais e inconscientes, e também, depende de relacionamentos, experiências concretas e novos “inputs”.

A aprendizagem possui três Filosofias subjacentes:

- Comportamentalista (Behaviorismo): Ênfase em comportamentos observáveis (exteriorização).
  Através de estímulo, resposta e conseqüência.

- Humanista: Ênfase na Pessoa.
  Através da liberdade para aprender, e ensino centrado no aluno.

- Cognitivista (Construtivismo): Ênfase na cognição.
  Atrvés de como o ser humano conhece o mundo e através de processos mentais (atribuição de  significados, da compreensão, da transformação, armazenamento e uso da informação envolvida da cognição).